3 mitos do ensino de inglês na Internet

Muitas vezes, para conseguir mais cliques ou seguidores canais de inglês no Youtube, perfis no Instagram e em outras redes sociais criam posts polêmicos que na verdade só atrapalham os alunos interessados em aprender, pois propagam uma séries de mitos e conceitos atrasados sobre o ensino e o aprendizado de língua inglesa. Veja um breve resumo desses mitos e conceitos abaixo:


1- "Não diga isso!"= Uma estratégia de diversas páginas e vídeos é começar o vídeo com essa frase. O problema é que as pessoas que postam esse tipo de post ou vídeo não são professores de inglês de verdade. Em geral, são nativos de língua inglesa que não estudaram para ensinar a língua e ensinam apenas o que eles usam no dia a dia na cidade específica onde moram, considerando todo o resto do mundo e todos os outros falantes da língua errados. Isso atrapalha aos alunos porque pensam: "Ué?! Não posso dizer "you're welcome" e nem "thank you"? Tudo o que aprendi estava errado?" O que eles deveriam dizer aos alunos na verdade é: "Há outras formas de dizer "thank you" e "you're welcome", por exemplo.


2- Insistir em pronúncias detalhistas e preciosistas que na verdade não causam desentendimentos = Ficar insistindo com o aluno em detalhes que dentro de um contexto específico não causam confusão nenhuma só serve para confundir o aluno e fazer com que ele se sinta inapto para aprender a língua. Será que martelar a cabeça dele com a diferença de pronúncia em palavras como "to" e "two" é realmente relevante? Em qual contexto da vida real um aluno equivocadamente falaria "I want to travel by sheep" e as pessoas não perceberiam que na verdade ele está se referindo ao "ship" navio e não à "sheep" ovelha? É importante que ele saiba a diferença, mas não é necessário transformar isso em questão de vida ou morte.


3- Promessa milagrosa de fluência = "Você ficará fluente em 3 meses com o meu método mágico!" Mentira. Fluência é trabalho duro e contínuo de anos. Ninguém fica fluente em três meses. Em 6 meses, com estudo e dedicação, você pode conseguir se comunicar de maneira excelente, mas fluente você não será. Fluência é objetivo de longo prazo e que precisa ser parte constante da vida do aluno.



Não acredite em tudo que você vê e ouve por aí. Procure professores qualificados, estude com dedicação e não desista! Todos podem aprender inglês.





2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo