5 Perguntas que você VAI OUVIR em uma entrevista de emprego em inglês (e como respondê-las)

Então é isso: você se vê em uma situação onde não há escapatória a não ser provar que seu inglês é bom o suficiente para aquele cargo. Não vamos aqui entrar no mérito do nível no qual você está, afinal, para cada posição profissional você pode (ou não) precisar de um inglês de excelência. O ponto é você estar apto a responder pontualmente essas 10 perguntas que ceratmente aparecerão na entrevista de emprego. Vamos a elas?


  1. "Can you tell me a little about yourself?"

Essa pergunta deve abrir a conversa. "Você pode me falar um pouco sobre você?", diz o entrevistador. O esperado é que você - queixo erguido e contato visual firme, sem perder a simpatia e a tranquilidade, claro - responda coisas do tipo:


"First I'd like to thank you for this opportunity. I am (your name). I have over (number) years of experience in this area. I live in (name of your city/neighborhood). I like (talk about your main characteristics, especially those related to the job position you're applying for)"


"Primeiramente eu gostaria de agradecer pela oportunidade. Meu nome é ... . Eu tenho mais de ... anos de experiência na área. Eu moro em ... . Eu gosto de (fale sobre suas características e preferências que sejam relacionadas ao emprego para o qual esteja aplicando".


2. "What are your weaknesses and strengths?"


"Quais são seus pontos fracos e fortes?", pergunta clássica, em qualquer língua! Aqui vale você ser 100% sincero(a), procurando alguns substantivos e adjetivos que possam descrever pontualmente o que você acha e, acima de tudo, saber justificar o porquê deles. Aqui vão alguns exemplos:


- My biggest weakness is that I am a detailed-oriented kind of person. I pay close attention to each and every detail!

- Minha maior fraqueza é que sou muito detalhista. Eu presto atenção em todo e qualquer detalhe!


- My strength is organization. I like having everything under my control so as to get the job done in the best possible way.

- Meu ponto forte é organização. Eu gosto de ter tudo sob controle para que possa desenvolver meu trabalho da melhor forma possível.


3. "Where do you see yourself in 5 years?"


"Onde você se vê em 5 anos?". Essa pergunta pode ser um teste perigoso a depender do perfil do entrevistador. Pode também variar a quantidade de anos, 3, 5, 10, não importa, o importante é você dizer que se vê numa posição útil à empresa, se mantém leal a ela e, principalmente, não pretende "puxar o tapete" do seu entrevistador (que pode ser seu futuro chefe). A resposta sugerida é:


- I see myself working here, developing projects and evolving as a professional.

- Eu me vejo trabalhando aqui, desenvolvendo projetos e evoluindo como profissional.


4. "Why should I hire you?"


"Por que devo contratar você?". De novo tente ser o mais sincero(a) possível ao falar sobre sua vontade de estar naquele lugar. Tente mostrar sentimento sem parecer muito sentimental; tente parecer sério(a) mas sem parecer muito sisudo(a). Por exemplo:


- I am definitely eager to be here and you can bet I will do my best to make this company continue to grow.

- Eu estou muito focado(a) em estar aqui e você pode ter certeza de que vou fazer o melhor para que esta empresa continue a crescer.


5. Why do you want this job?


"Por que você quer esse emprego?". Essa pergunta pode vir junto com a pergunta acima ou substituindo-a, portanto a sugestão de resposta é basicamente a mesma da anterior, ou seja, mostre o quanto você quer aquele emprego!


O vocabulário que você vai usar nesse tipo de situação pode ser treinado antes, mas é claro que outra perguntas adicionais podem surgir de acordo com a fluência da entrevista e a depender da abertura e do interesse do entrevistador. Foque em usar estruturas com as quais você se sente confortável. Play safe, como costumo a dizer. Não se arrisque com palavras novas ou expressões que você não tem segurança de como usar. Não tente ser quem não é só para impressionar, e isso serve para o seu inglês também!






12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo