Aprender Inglês com Filmes e Séries

(Spoiler Alert: ninguém aqui vai te obrigar a assistir Friends)


Tenho certeza absoluta que você, leitor ou leitora desse artigo, já passou por isso: procurou uma forma diferente e prazerosa de estudar inglês e se deparou com a dica de assistir séries ou filme em inglês sem legendas ou com legendas em inglês. Sim ou sim? (Risos).


Brincadeiras à parte, e sem ironia alguma, esse é um conselho bom, mas ainda muito genérico para o que pretendo discutir aqui. É claro que é possível aprender (ou melhorar) inglês vendo séries e filmes, agora a chance de você atingir resultados minimamente satisfatórios com essa tarefa passa pelo jeito e pelo método com o qual você encara essa tarefa. Afinal de contas, em cada momento da série ou em cada cena do filme você vai encontrar um emaranhado de vocábulos, estruturas gramáticas, expressões idiomáticas, enfim, um punhado de informação de uma só vez!


em cada momento da série ou em cada cena do filme você vai encontrar um emaranhado de vocábulos, estruturas gramáticas, expressões idiomáticas, enfim, um punhado de informação de uma só vez!

O meu objetivo aqui, no presente artigo, é ajudar você, estudante de inglês, a achar um jeito eficiente e, ao mesmo tempo, prazeroso de usar dessas ferramentas. Vamos lá?


  1. Não assista o filme ou a série X, Y, Z só para estudar inglês. Se você assistir a algo pelo qual não tem grande interesse, a chance de você acabar entediado e odiando o idioma é bem grande, e isso tira propósito desse tipo de estudo.

  2. Uma vez escolhido o que vai assistir baseando-se no seu gosto, é claro, você deve relaxar e simplesmente assistir primeiramente. Assista em inglês. A depender do seu nível, tente assistir sem legendas. Ficou difícil, chato ou cansativo? Coloque legendas em inglês. Ainda difícil, chato ou cansativo? Coloque as legendas em português.

  3. Apure seus ouvidos para o que os atores estão falando. Repare em detalhes genéricos primeiro, como a intonação e o ritmo da fala. Pergunte-se (não a todo momento, mas em cenas específicas): por que eu ri dessa cena? Por que essa cena é triste? Qual foi o tom usado por esse ou aquele ator ou por essa ou aquela atriz?

  4. Uma vez feitas essas observações, você pode começar a prestar atenção na linguagem em si! Palavras novas, expressõe novas, mesmo palavras e expressões conhecidas, é legal vê-las aplicadas pois nos encoraja a usá-las! Obs.: Não pause o filme/série o tempo todo para anotar, lembre-se que o principal propósito é que seja algo prazeroso para seu estudo!

  5. Depois, quando você terminar de assistir o filme/a série, você pode tentar escrever um resumo ou uma resenha dizendo o que se passa na história e dando suas impressões e opiniões, além de dizer se recomenda ou não para outros. Esse exercício vai te motivar a voltar mentalmente em algumas cenas e caracterísiticas dos personagens e da história propriamente dita, a muito provavelmente você vai precisar de um vocabulário presente na história para falar desses aspectos.

Viu? São passos possíveis de se seguir! Agora, antes de terminarmos, eu só queria enfatizar novamente o que já disse aqui e sempre digo nas nossas outras plataformas (YouTube e Instagram): todo tipo estudo pode dar certo, desde que feito com a ajuda de um profissional para que seja feito com método e executado pelo aluno com disciplina e comprometimento!

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo