Até que idade é possível aprender inglês?

No mundo em que vivemos a necessidade de ser capaz de falar mais de uma língua se tornou bastante presente: é requisito fundamental para vários empregos, cursos no Brasil e no exterior, promoções dentro de empresas, ... Contudo, a maior parte dos brasileiros não tem acesso ao aprendizado de outro idioma durante boa parte da vida devido à falta de dinheiro, investimento público em educação, tempo para se dedicar aos estudos, ... Sendo assim, eles acabam começando a estudar quando já não são tão jovens. Será que a idade impede que essas pessoas aprendam? É verdade que não conseguimos aprender uma segunda língua após o término infância?

A resposta para todas essas perguntas é não. Todo mundo é capaz de aprender inglês em qualquer etapa da vida. Crianças, adolescentes, adultos e idosos são capazes de aprender a lingua inglesa com bastante sucesso. Essa ideia de que adultos e idosos não conseguem aprender novos idiomas na verdade surgiu de frases de pesquisas da area da linguistica tiradas de contexto e veiculadas na mídia através das propagandas de cursos de idiomas, que queriam vender seus cursos para pais preocupados com o futuro de seus filhos.

O que os linguistas constataram em suas pesquisas, até a presente data, é que é mais fácil aprender até o final da adolescência, depois não é tão fácil, mas não é impossível, e para muitas pessoas continua sendo bastante tranquilo aprender outras línguas. Em uma matéria escrita por Sophie Hardach o site BBC Future, "As vantagens de cada idade para aprender um idioma", podemos constatar que "de um modo geral, cada fase da vida nos oferece diferentes vantagens no aprendizado de línguas. Os bebês têm um ouvido melhor para sons diferentes; as crianças conseguem assimilar sotaques nativos com uma velocidade surpreendente. Já os adultos têm uma capacidade de atenção maior e habilidades cruciais, como o grau de instrução, que permitem expandir continuamente o vocabulário". Hardach também ressalta que "um estudo realizado em Israel descobriu, por exemplo, que os adultos eram melhores em compreender uma regra de linguagem artificial e aplicá-la a novas palavras. Os cientistas compararam três grupos distintos: crianças de 8 anos, de 12 anos e adultos jovens. Os adultos apresentaram uma pontuação mais alta do que os mais novos, enquanto os de 12 anos também se saíram melhor do que os de 8 anos".

Hardach explica que o resultado da pesquisa Israelense coincide com o de um estudo a longo prazo realizado com quase 2.000 estudantes bilíngues catalães-espanhóis de inglês. No segundo estudo, os indivíduos que começaram mais tarde aprenderam a nova língua mais rápido do que aqueles que iniciaram mais jovens. No primeiro estudo, o realizado em Israel, os pesquisadores sugeriram que os participantes mais velhos podem ter se beneficiado de habilidades que chegam com a maturidade, como estratégias mais avançadas de solução de problemas e maior experiência linguística.

Viu só? Não importa qual seja a sua idade. Você pode SIM aprender inglês!


Referências bibliográficas:

HARDACH, S. As vantagens de cada idade para aprender um idioma. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-46515703 .




2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo