Aula individual ou em grupo: qual é a melhor para você?

Todos os dias recebemos muitas perguntas de pessoas interessadas em aprender inglês. Uma das perguntas mais frequentes é esta: "o que você acha? Devo fazer aula sozinho ou em uma turma?" A minha resposta invariavelmente é: "Depende". Depende de muitos aspectos na verdade: sua personalidade, seu grau de comprometimento, a velocidade em que você precisa aprender a se comunicar em inglês, seus objetivos,...

Veja só, cada caso é um caso. Sempre é. Todavia, alguns aspectos são consenso entre os professores que conheço:


- se você está aprendendo inglês para conhecer pessoas novas, sociabilizar, ou acha isso importante para o seu desenvolvimento, a aula em grupo irá agradar mais à você.


- se você é uma pessoa tímida, provavelmente se sentirá mais confortável na aula individual.


- se você tem pressa de aprender pois irá viajar, morar fora, está sofrendo pressões no trabalho por não falar inglês, recomendo que faça aulas individuais. Em uma turma você pode encontrar todo o tipo de gente: quem está com muita pressa, pouca ou nenhuma. Tem também aqueles muito comprometidos e esforçados com os estudos e aqueles que não são nem um pouco assim. Se você der a sorte de cair na turma perfeita, maravilha! Se não der, a turma pode virar um obstáculo para o seu progresso. Além disso, na aula individual o professor organiza as aulas de acordo com o seu ritmo de aprendizagem, na turma ele precisa achar um meio termo para não deixar ninguém de fora. Assim, na aula particular você consegue resultados mais rápidos.


- em uma turma você terá mais pessoas com quem praticar conversação (speaking).


- na aula individual o professor estará 100% focado em você e terá muito mais tempo para corrigir e ajudar a você em suas dificuldades.


- a aula em grupo tem um horário fixo e imutável, pois todos os alunos estão pagando para ter aula naquele horário específico, que é provavelmente o único no qual podem estudar devido aos seus outros compromissos do dia a dia.


- ao fazer aulas individuais você pode acordar com o professor qual seria o melhor horário para você e negociar eventuais mudanças com ele. Observe que é muito mais fácil esse tipo de logística quando estamos falando apenas de duas pessoas.


Como vemos, as duas modalidades apresentam vantagens para o aluno. Analise seus objetivos, personalidade e disponibilidade e veja qual delas melhor se adequa à sua realidade.









5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo