Como ler gráficos em inglês

Uma das maiores dificuldades que os alunos de Business English (Inglês para Negócios) têm é em lidar com apresentações. No nosso curso voltado para essa área (mais detalhes clicando aqui), preparamos o aluno para se sentir confortável nesse tipo de situação. No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre leitura e interpretação de gráficos em inglês, com alguns exemplos práticos de linguagem recorrente.


  • O que são gráficos?

Gráficos (em inglês, graphs, charts ou tables) são representações objetivas, que visam explicar de forma sucinta algum dado relevante e suas possíveis variações ao longo do tempo, projeções futuras etc.


  • Por que usá-los?

Os gráficos, por serem objetivos, ajudam a resumir uma explicação, principalmente em uma reunião, por exemplo, onde o tempo é limitado, tornando, assim, a apresentação mais dinâmica e menos monótona.


Vejamos alguns exemplos:



No gráfico acima, um gráfico de barras (em inglês, bar chart), temos a relação de vendas (sales) a cada trimestre (quarter). Como temos um crescente no número de vendas ao longo de 1 ano, isto é, 4 trimestres, podemos usar as seguintes expressões:


  • The sales have increased in this period.

  • As vendas aumentaram nesse período.


  • As you can see, our sales have rocketed throughout this year.

  • Como vocês podem ver, nossas vendas decolaram ao longo do ano.

Palavras como increase e rocket são alguns exemplos que representam o movimento de subida num gráfico como esse. Outras palavras comuns são: climb, rise, jump, soar e go up. A expressão "as we can see" sugere uma forma convidativa de interagir com a audiência, caso você esteja apresentando o gráfico.


Agora, vejamos:



O gráfico acima apresenta uma relação envolvendo esses elementos: o número de pessoas em uma loja e a hora do dia. Nesse caso, há um aumento inicial, mas um declínio a partir de uma da tarde, seguido de uma estabilização. Podemos falar, portanto, assim:


  • It's possible to observe a continuous drop from 1pm to 3pm.

  • É possível observar uma queda contínua entre uma e três da tarde.


  • From 3pm to 5pm, the number of people remains steady.

  • Das três às cinco da tarde, o número de pessoas permanece estável.

Note que a palavra drop foi usada para representar a queda no número de pessoas enquanto a palavra steady foi usada para representar estabilidade. Outras possíveis referências para a queda seriam: decline, plunge, crash, fall e go down; e para estabilidade seriam: stable e linear, por exemplo.


Não é tão difícil, não é mesmo? A linguagem voltada para Business English necessita prática, já que trata-se de linguagem específica para determinadas situações do dia-a-dia do mundo dos negócios. A Lumos oferece todo o suporte para você que tem interesse na área. Vem com a gente!

306 visualizações0 comentário