How x Like x As: quando usar qual?

Falamos bastante aqui neste blog e nas nossas demais mídias sociais (Instagram e Youtube) sobre a diferença entre o sistema da língua portuguesa e o sistema da língua inglesa. Para ficar bem claro, explico: é possível, sim, fazer associações entre uma língua e outra, achar muitas semelhanças e, deste modo tornar mais confortável o aprendizado da língua inglesa. No entanto há diferenças estruturais, etimológicas e de uso que fazem o método da associação (tradução, versão) mais complexos. Aí que entra a análise de caso.


Neste artigo, quero mostrar ao leitor e à leitora que não basta saber que tal vocábulo correponde a tal vocábulo de uma língua para a outra - e aqui falo não só de inglês mas de qualquer língua estrangeira. É necessário o entendimento da aplicação desse vocábulo. Será que podemos traduzir a palavra "como", do português, sempre da mesma forma no inglês? Vejamos abaixo:


- Como vai você?

- How are you?


Acho que todos concordamos que essa é uma das primeiras perguntas que aprendemos em inglês, não é? E conseguimos ver nitidamente a tradução direta entre os vocábulos "como" e "how", certo? Porém, o mesmo não acontece com a frase abaixo. Veja:


- Sorvete é como pudim, só que congelado!

- Ice cream is like a pudding, but frozen!


No exemplo supracitado percebemos uma mudança tanto na aplicação da palavra quanto na tradução da mesma. "Como" é usado nesse contexto para denotar uma comparação. E, neste caso, será traduzido para o vocábulo "like" no inglês.


Calma, ainda não é só isso! Para você ver que o trabalho de análise de caso requer atenção e minúcia, veja este último exemplo:


- Como eu te disse antes: não faço a menor ideia!

- As I told you before: I have no idea!


Este "como" correspondente a uma explição, sendo traduzido, portanto, para o vocábulo "as".


Olha que interessante: uma simples palavrinha do nosso idioma materno, o português do Brasil, sendo traduzido para três outras em inglês! Obviamente os casos não param por aí: poderíamos citar inúmeros exemplos e aplicações de as, how e like.


Se você conseguiu entender as aplicações através desses exemplos aqui mostrados, escreve aqui embaixo nos comentários uma frase usando um deles!

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo