IT - A Coisa do Inglês

Recentemente fiz um vídeo no nosso Canal do Youtube sobre o pronome "it", mas complementarei, aqui, também resumindo alguns pontos abordados no vídeo.


Ao contrário da Língua Portuguesa, a Língua Inglesa não comporta oração sem sujeito. O que isso significa? Bem, significa que sempre haverá algua palavra, expressão ou oração funcinando como sujeito do verbo ou expressão verbal em contexto. Compare:


- Tá chovendo. - Oração Sem Sujeito

- It is raining. - Sujeito marcado pelo pronome "it"


Note que o "it" refere-se não a um ser humano, mas apenas aponta um fenômeno da natureza, a chuva. E aí a interpretação que cabe seria, mais ou menos, de que o dia está chovendo ou o tempo/ clima está chovendo. Estranho, não é?


Voltamos, então, para o meu muito espirituoso (com o perdão da modéstia, hehehe) título: o it é "a coisa" do inglês, isto é, um ser inanimado, não-humano, um objeto ou fenômeno que simplesmente acontece.


Quando queremos nos referir a uma festa divertida, uma noite agradável ou um filme bonito, ao contrário do português, não começaremos a frase com "é + adjetivo", mas, sim, com o it. Veja:


- It's a cool party.

- It's a pleasant night.

- It's a beautiful movie.


E lembremos sempre que o it encontra-se na posição da 3a pessoa do singular, juntamente com os pronomes he e she. Por isso sua conjugação no Simple Present, por exemplo, seguirá a mesma regra desses dois. Observe:


- He watches TV every morning. = Ele assiste TV toda manhã.

- She watches a movie before going to bed. = Ela assiste a um filme antes de ir para a cama.

- It watches the Dog Channel. = Ele/ Ela assiste ao Canal do Cachorro.


Note que na tradução de it eu optei por ele ou ela, já que trata-se de um pronome que pode se referir tanto a um gênero quanto outro, até porque, no exemplo acima, eu me refiro a um cão, o que é outro aspecto: o it pode referir-se a um animal, qualquer que seja.


E aí, você já consegue compreender melhor o uso do it agora?




8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo