Mini Objetivos que Constroem sua Fluência

Provavelmente você já ouviu uma das seguintes frases: "você tem que pensar em inglês, senão você nunca vai conseguir atingir a fluência!" ou "pare de pensar em português!". Bom, hoje não é o dia de discutirmos a polêmica em torno dessa expressão "pensar em determinada língua", mas trouxe esse exemplo na abertura do artigo de hoje porque quero falar sobre objetivos a curto e longo prazo.


Creio que 99% das pessoas pensam em estudar uma língua com o objetivo de serem fluentes, não é mesmo? Portanto, esse seria um objetivo comum a longo-prazo. O que muitos ignoram é que esse objetivo a longo-prazo é formado por uma somatória de objetivos a curto-prazo, que aqui chamarei de mini objetivos.


Eu sei, caro aluno e cara aluna que lê este artigo, que é difícil por vezes estudar um determinado tópico gramatical ou um leque de vocabulário pelo qual você não nutre grandes interesses. Eu sei, também, que haverá dias ruins, em que você vai querer estudar o mínimo possível (ou nada!) e seu milagre da manhã fica mais difícil de ser realizado. Juro, eu te entendo.


Eu sei que haverá dias ruins, em que você vai querer estudar o mínimo possível (ou nada!). Juro, eu te entendo.

São esses dias, porém, que demandam que você tenha cabeça-fria e se coloque à prova, para assumir o compromisso de fazer o que deve ser feito - não porque alguém espera algo de você, mas porque você quer melhorar! A ideia do mini objetivo que proponho aqui vem justamente para mexer com você em dias ruins, saber que você superou barreiras, ignorou fantasmas, foi lá e fez.


E aí? Qual o seu mini objetivo de hoje?







6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo