Precisamos falar sobre o TOEFL

Sim, gente, o TOEFL é um dos testes de proficiência mais famosos do "mundo do inglês". No presente artigo faremos uma introdução, apontando apenas algumas considerações gerais sobre ele para o leitor ou a leitora que tenha interesse em saber mais sobre. Vamos lá!


  • O que é TOEFL?

TOEFL é uma abreviação de Test of English as a Foreign Language (Teste de Inglês como Língua Estrangeira, em tradução livre). Como já disse ali em cima, esse é um dos mais importantes testes de proficiência em inglês, aceito em diversos países (universidades, escolas, cursos e até empresas) como "prova" de que seu inglês tem determinado nível (falaremos disso mais adiante aqui).


  • "Proficiência" é a mesma coisa que "fluência"?

Não. Proficiência é uma capacidade direcionada para um determinado fim. Por exemplo, o TOEFL vai testar habilidades como Listening, Speaking, Writing e Reading em contextos "treináveis", determinados e que exigem uma preparação por parte do aluno. Um aluno pode ser proficiente sem ser fluente, já que fluência quer dizer compreender a língua e se expressar nela com naturalidade, fluidez, para além de contextos controlados e delimitados como os testes de proficiência apresentam.


  • Tenho que fazer o TOEFL?

A Lumos recebe essa pergunta várias e várias vezes ao ano e a nossa resposta é sempre a mesma: depende. Se você estiver pensando em um intercâmbio acadêmico (casos de graduação no exterior, mestrado, doutorado etc.) ou se sua empresa exige uma comprovação do seu nível de inglês, talvez você deva pesquisar a fundo e saber se as instituições em questão (empresa ou universidade) exigem o TOEFL.


  • Posso reprovar no teste?

O TOEFL não "aprova" nem "reprova" o aluno. Ele possui uma pontuação que vai de 0-120 e a instituição que exigir que você faça o teste vai te indicar qual a pontuação mínima você deve conseguir para ser aceito. Em geral, eles fazem uma associação com a tabela do quadro Europeu Comum de Referências para Línguas (veja tabela abaixo em TOEFL iBT), que julga de A1 até C2.




  • Qual a validade do TOEFL?

Fluência e proficiência têm uma coisa em comum: a importância da prática e do estudo constante. É possível perder a proficiência e a fluência adquirida em qualquer língua estrangeira caso pare de estudar por meses ou anos. Por isso, o resultado final do TOEFL é válido por 2 anos, algo que, inclusive, é pouco divulgado pelos órgãos que oferecem a prova.


  • A Lumos oferece o TOEFL?

No momento, não. Ainda. Nosso objetivo é contar com a estrutura necessária e o convênio para oferecer aos nossos alunos em breve, mas nós contamos com material e curso preparatório para você fazer a prova e alcançar sua pontuação, consulte clicando aqui.


  • Onde posso fazer o teste?

Procure instituições de inglês próximas a sua casa e veja se elas oferecem a prova. Em geral, há datas específicas de aplicação.


  • O teste é pago ou gratuito?

O teste sempre é pago. E não é barato. Os preços variam de lugar para lugar, mas são sempre um tanto quanto "salgados". Vale o investimento? Diante da necessidade de fazê-lo, vale!


E aí? Ajudamos a solucionar algumas das suas dúvidas? Esperamos que sim! Mas caso tenham mais perguntas mandem aqui nos comentários ou no nosso e-mail lumos.ling@gmail.com :)

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo