Professores de Inglês: uni-vos!

No dia 15 de Outubro, isto é, 3 dias antes de eu escrever o presente texto, celebramos, no Brasil, o Dia dos Professores. Eu (Matheus) e Renata fizemos uma Live no Instagram da Lumos (@lumosling) com a participação de professores de inglês de várias partes do Brasil e do mundo. Falamos um pouco sobre histórias marcantes que vivenciamos em sala, os desafios de uma sala de aula, os prazeres... enfim: vida de professor!


Já falei aqui e em outras plataformas da Lumos sobre ser professor de línguas. Acho que, com todo respeito às outras diversas disciplinas pois cada uma tem sua importância, lecionar uma língua estrangeira requer uma discussão única e especial. Não, caro leitor e cara leitora, não estou, aqui, querendo puxar a brasa para a minha sardinha. Apenas tente acompanhar meu raciocínio respondendo às perguntas abaixo:


  • Você aprende uma língua estrangeira por interesse na língua em si?

  • Você se sente excluído de alguma forma quando não sabe uma língua em determinada situação?

Se você respondeu sim a, ao menos, uma das duas perguntas acima, significa que você concorda com a minha premissa anterior: estudar uma língua estrangeira, assim como ensiná-la, é uma tarefa deveras mais complexa.


A Lumos Soluções Linguísticas se gaba de oferecer ensino personalizado porque entende que o aprendizado de uma língua deve respeitar e abraçar a realidade de cada aluno e cada aluna. E é esse o ponto que sustenta o meu argumento inicial aqui: ensinar uma língua não é um objetivo que se encerra ali, na mera análise vocabular, gramatical, estrutural... não! A língua é viva. Está em constante mudança e adaptação por seus falantes, sejam eles nativos ou não.


Quero propor aqui, portanto, em homenagem à data explicitada no início do artigo, uma reflexão pofunda por parte de todos os que ensinam e aprendem uma língua: respeitem o ensino de línguas; entendam que não basta ser fluente ou proficiente para se tornar professor; entendam que fluência não é um produto a ser vendido/ comprado. Enfim, não se deixem enganar e não se deixem limitar.


Façam do Dia dos Professores um dia feliz e real :)



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo