Quanto tempo por dia devo estudar inglês?

Desde que me entendo por fluente em inglês e, mais ainda, desde que me graduei professor, recebo esse questionamento: quanto tempo devo estudar diariamente para me tornar fluente em inglês? A verdade é que a minha resposta tem sido a mesma há vários anos: se você já se propõe a estudar todo dia, está no caminho certo.


Obviamente há recomendações mais específicas a depender do perfil do estudante. Se um aluno apresenta mais dificuldade num tipo de habilidade - listening, por exemplo - é melhor ele dedicar um tempo considerável (diria de 30min a 1h, no mínimo) diariamente, já que trata-se de uma habilidade que requer uma preparação (pre-listening), repetição (talvez seja necessário ouvir mais de uma vez o áudio em questão) e fixação (conferir as respostas e reconhecer as dificuldades).


Outra fator a se considerar é o tempo disponível de cada estudante. Se você tiver "apenas" 15min disponíveis por dia, aproveite-os bem - é melhor do que nada! Mas se você tem 1h ou mais disponível por dia, mergulhe com força nas tarefas! Procure se observar, anotar seu rendimento nos exercícios a não ser, claro, que você já tenha se inscrito em nossas aulas VIP ou nossos cursos, porque aí a responsabilidade de avaliação e toda nossa!


A Lumos sempre reforça que o mais importante é entender que fluência é uma construção. Não existe uma fórmula mágica diferente da boa e velha disciplina aliada à constância para você se perceber fluente em inglês. Se você aceitar e, principalmente, aplicar isso à sua realidade, certamente você chega lá!

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo