Treine seu reading com vontade!

Muitas vezes a habilidades reading, isto é, a prática da leitura em inglês é subestimada por professores, alunos e até mesmo livros didáticos. A verdade é que não há muita paciência quando o assunto envolve um artigo ou até mesmo um livro paradidático: não há paciência em ler e não há paciência (ou conhecimento) do professor em trabalhar essa habilidade.


O que poucos percebem, porém, é que o reading recompensa todo o seu trabalho - e eu sei que dá trabalho! - quando ele fornece vocabulário novo (sempre!), novas expressões idiomáticas e isso sem contar no ponto de vista do autor, que também sempre gera assunto a ser trabalhado e estudado. Mas a pergunta permanece: como abordar de forma apropriada e proveitosa um exercício de leitura?


O primeiro passo é fazer um aquecimento, também conhecido como warm up. Observe o título do texto, a fonte do texto, talvez uma foto anexa a ele pode indicar algo. Caso esteja em grupo, debata com os demais as suas impressões sem ter vergonha de possíveis interpretações equivocadas, o importante aqui é ser ativo e criativo.


Depois que estiver aquecido, leia o texto preferencialmente com um lápis ou marca-texto na mão. Assim, você pode grifar palavras e trechos os quais você não compreendeu bem, mas sem parar o ritmo da leitura. O importante neste momento é que sua leitura flua.


Agora que você terminou de ler o texto, experimente fazer um resumo dele, mentalmente ou em voz alta para um de seus colegas. Veja se sua impressão é a mesma que a dele. Veja se a sua impressão bate com aquela que teve no aquecimento pré-leitura.


Por último, pegue um dicionário (sempre recomendamos um dicionário inglês-inglês para alunos intermediários/ avançados) e confira os significados das palavras e trechos grifados. Veja se você estava certo sobre possíveis deduções que fez sobre tais trechos e palavras e tente aplicar esse novo vocabulário numa frase ou parágrafo criado por você, num caderno ou folha à parte. Este passo é fundamental para a memorização!


tente aplicar esse novo vocabulário numa frase ou parágrafo criado por você, num caderno ou folha à parte

Pronto! Não vou aqu enganar você, professores e estudantes que eventualmente estão lendo este texto: é um exercício trabalhoso, sim! Mas compensa muito! Na minha opnião, é um exercício que, se bem feito, afeta exponencialmente as outras habilidades de forma positiva!


  • Você pode se gravar lendo o texto em voz alta e então praticar seu speaking;

  • Você pode ouvir sua própria gravação e então praticar seu listening;

  • Você pode escrever uma crítica, resumo ou comentário e então praticar o seu writing.

E aí, o que está esperando? Vou deixar aqui embaixo um link com alguns pdfs gratuitos para você baixar e praticar!


Short stories - Public Domain: https://m.feedbooks.com/books.mobile?category=FBFIC029000&lang=en&page=3


Boa leitura!

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo